O SOM DOS SILENCIADOS (surdos)


Toda sociedade deseja a inclusão dos surdos, e de outros, como uma realidade natural, sem força da lei, mas simplesmente, por amar sem distinção.
Os surdos são pessoas capacitadas, com sua inteligência, sensibilidade, alma, determinação...Mas, a história conta que eles eram colocados às margens, escondidos da sociedade, da família que não os aceitavam.
Mas, pura ignorância daqueles que vêem que os surdos são incapazes. Tem sua linguagem própria que aqui, no Brasil, é LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Alguns pensam que é o português "sinalizado", mas é uma língua que tem sua gramática, sua expressão, sua desenvoltura, "sotaques regionais". Pode ser até lindo ver aqueles gestos dos intérpretes, mas, muito mais que isto, é a comunicação, que tanto os surdos necessitam para se comunicar. Alguns, com certeza, tem habilidade de ler os lábios dos "ouvintes".
É uma necessidade primária poder comunicar com os outros, porque "o homem é um ser sociável".
Como seria bom que, em todas as escolas, fossem disciplina para todos, aprender LIBRAS. Seria um sonho, ou uma conquista a ser alcançada?
Hoje, sou aluna do curso de LIBRAS, com muito prazer, e não por curiosidade de aprender aqueles sinais, que não são nada fáceis, mas, com boa vontade, você aprende com rapidez.
Façamos um país mais justo, sem preconceitos, e dando direito a todos, comunicar um com o outro.

Comentários