SEREI MAIS FELIZ DESEJANDO A SUA FELICIDADE


Mais uma vez escrevo sobre este tema: a felicidade. Ela é tão desejada mais do que a vida. O fato de eu querer escrever, não quer dizer, necessariamente que sou feliz. Mas, diria que, eu imagino tanto a felicidade que ela tende a concretizar e a ser construída a cada dia. Posso afirmar, mesmo com todas as turbulências desta viagem, que é a vida, eu sou uma pessoa feliz.
Não sou perfeita, nem tenho rios de dinheiro, nem sou assim tão bonita. O que me faz acreditar que sou feliz é em saber dar valor aquilo que realmente tem valor, a saber, tudo que não se desgasta com o tempo, ou simples gestos, sinceros sentimentos. Depende da visão que você tem de mundo.
Serei mais feliz desejando a sua felicidade, é algo muito particular meu, mas que vem dando certo por todos esses dias. Não é preciso fazer muitas coisas para fazer o outro feliz. Basta está atento aos pequenos detalhes que fazem diferença. Seja sempre um ouvinte, e você verá a grande diferença em sua vida. Seja sempre solidário com a dor do outro, e isso fará bem ao seu coração. Estenda a sua mão em momentos oportunos e até mesmo imprevisíveis, como fazer uma visita a um amigo que nunca mais você viu. Não perca nunca a vontade de ser uma pessoa bondosa, sem querer nada em troca. Isto está cada vez mais escasso em nossos dias...Mas, não caia no senso comum de que "ser bom" é coisa do passado. Do contrário, você estará construindo um buraco em sua alma, e depois, não reclame quando adoecer também o seu corpo.
O meu princípio não é tão novo assim: faça aos outros o que  gostaria que fizesse com você.
A vida é o teu bem mais precioso, e saber usá-la de maneira sensata é algo que demanda força de vontade e sabedoria.
Minhas reflexões, assim construídas, demandaram tempo e experiência. Pensei que nunca encontraria a felicidade, e agora, pude perceber que ela acontece de dentro para fora. Assim, o primeiro passo, primordialmente, é você se amar. Mudará a tua visão substancialmente. Como disse Jesus: "Amar o próximo, como a ti mesmo".
O dinheiro não trará felicidade, nem sucesso, nem "pisar sobre os outros", com inveja, ciúmes, ódios, sentimentos tais, que não te ajudarão em nada.
Você olha para alguém que mora numa pequena casa, talvez, julgará que ela é humilde, e não é feliz. Pode se enganar, porque muitas vezes há paz num lar assim, do que numa suntuosa mansão. Presumo que, talvez, Michael Jackson, com toda a sua riqueza, poderia não ser tão feliz, como alguém, por exemplo, que tem a satisfação de viver livre, usufruindo das pequenas coisas da vida, como comer uma tapioca no Alto da Sé, em Olinda.
Assim, felicidade, eu construo de dentro do meu ser, para espalhar para todos que me rodeiam. Ao toque da minha mão, da leitura de um texto carinhosamente construído, um simples aperto de mão, um abraço, um telegrama de aniversário, e tantas outras coisas que estiver ao seu alcance.
Concluo com uma frase do meu centenário vovô, que dizia sempre: "Quem não vive para servir, não serve para viver" (Mahatma Gandhi).
Seja feliz!

Comentários